terça-feira, 3 de junho de 2008

Palestra/Projecto Final

No dia 30 de Maio, no decorrer do nosso projecto, como não foi possivel o colóquio com um médico cirurgião, conseguimos que fosse à nossa escola uma médica internista, que nos falou sobre vários aspectos da beleza exterior, bem como, a beleza interior. No final da apresentação, apresentamos o nosso CD sobre todo o nosso trabalho executado ao longo do ano. Com esta palestra damos por concluído o nosso Projecto: "Ciência da Beleza", que decorrer neste ano lectivo, 2007/2008, no âmbito da disciplina de Área de projecto.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Espanha é o país da UE onde se fazem mais operações de estética

882 cirurgias por dia!

Uma média de 882 pessoas submete-se diariamente, a uma operação de Cirurgia Plástica, em Espanha, o país da União Europeia onde se realiza o maior número de intervenções deste tipo.

A revelação foi feita pela Sociedade Espanhola de Cirurgia Plástica, no âmbito da visita ao país de um dos mais famosos nomes da especialidade, o brasileiro Ivo Pitanguy, que se deslocou a Espanha para ser nomeado membro honorífico do Colégio dos Médicos de Madrid. Pitanguy, agora com 80 anos, é um dos grandes cirurgiões plásticos em todo o mundo - já realizou 30 mil operações. Operou artistas como Sofia Loren, Elizabeth Taylor ou Úrsula Andress.

O médico brasileiro criticou o facto da sociedade contemporânea «estar a exagerar» o culto da beleza, pondo-a acima do espírito e da inteligência, embora isso «não seja culpa da Cirurgia Plástica, mas sim do marketing e da moda».

Pitanguy revelou que os homens se submetem cada vez mais a Cirurgias Plásticas e que, se nos anos oitenta só uns 8% realizavam operações estéticas, hoje essa percentagem é de 22%.

Referindo-se ao aumento em todo o mundo das Cirurgias Estéticas, Pitanguy apelou a que não se banalize este ramo da Medicina e que se exija preparação aos cirurgiões. «Não somos Deus e em tudo isto há sempre riscos e é tão importante a qualidade do cirurgião como a preparação psicológica do paciente», defendeu o especialista brasileiro.

Fontes: Lusa e Imprensa Internacional

sexta-feira, 18 de abril de 2008

3º Periodo

Iniciado com o 3º periodo, vimos com novos sonhos e projectos.

Desde o inicio que o nosso projecto consistia num Colóquio, com a presença dum médico cirurgião plástico. Com o colóquio, iremos mostrar no dia 13 de Maio do presente ano, todo o trabalho realizado ao longo deste ano lectivo.

Outro dos nossos projectos será abordar o cancro da mama.


Cancro da mama



É um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário, quando de forma desordenada as células multiplicam-se e crescem. Consiste num grupo de células alteradas que podem invadir os tecidos vizinhos e disseminar-se para outros órgãos do corpo.

Os homens são atingindos pela doença mas em muito menor incidencia do que nas mulheres.


Sintomas:

- Aparecimento dum caroço/nódulo;

-Inchaço significativo da pele;

-Mudança do tamanho ou no formato da mama;

-Alteração na coloração da mama.


Diagnóstico:

-Palpação;

-Mamografia;

-Ecografia;

-Citologia aspirativa;

-Biopsia


Tratamento:

O cacro da mama, tem vários tipos de tratamentos, mas a pessoa indicada para este tipo de pantologia é um especialista em patologia.


Destacam-se de vários:

-Radioterapia;

-Quimioterapia;

-Terapia hormonal;

-Cirurgia (em último caso).

sexta-feira, 14 de março de 2008

Sessão de Yoga

A sessão de Yoga teve como objectivo primário uma abordagem natural sobre a beleza interior. Numa primeira fase, fazer uma divulgação desta técnica, depois integrá-la na beleza interior e por fim fazer uma pequena demonstração de comida macrobiótica saudável, através de um pequeno lanche.
Entrámos em contacto com um centro de Yoga no Pinhal Novo, onde a Instrutora Lina se disponibilizou para nos ajudar neste nosso projecto.

Terça dia 11 de Março entre as 6h30 e as 8h00 realizou-se então a sessão a 12 inscritos que pagaram 1,5€, dinheiro que será doado a uma instituição de caridade.


Queriamos agradecer o apoio ao Centro ‘Gotas de Lys’ do Pinhal Novo e da instrutora Lina, assim como a ajuda incondicional da nossa professora responsável por Área de Projecto (Fátima Campos).

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Beleza ao longo da história da Humanidade

Pré-história

No primórdio da humanidade, o belo encontrava-se intimamente ligado ao indispensável da época – a boa alimentação e a reprodução.

Nos olhos da rainha e dos escravos

Em 1372, quando a rainha Nefertiti se casou com o faraó Amenófis IV, a mulher egípcia se lavava toda manhã com água e carbonato de cal e esfregava o corpo com uma pasta de argila retirada do lodo do rio Nilo para manter a pele jovem. Os olhos eram maquiados com kajal, como mostram as estátuas. Até os escravos pintavam os olhos.

Testa grande na Idade Média

Para ostentar uma testa grande e cabelos louros, a mulher da Idade Média usava ingredientes como sulfureto de arsénico, cal viva, unguentos (medicamento cuja base é gordura) feitos de cinza de ouriço, sangue de morcego, asas de abelha, mercúrio e baba de lesma para depilar, polir e branquear a testa.

Cabelos pintados

Em 1908 foi inventada a primeira coloração capilar, da qual derivam as tinturas. A primeira tentativa bem sucedida de desenvolver uma tinta para cabelos, começou a ser comercializada pelo químico francês Eugénio Schueller. Escolheu um nome para a sua empresa: L'Oréal.

Bocas coloridas

Em 1915, os primeiros batons, fixados numa base de metal dourada e protegidos por uma tampa, surgiram nos salões de beleza dos EUA.

Unhas feitas

O costume de pintar as unhas nasceu na China, no século III a.C. As cores do esmalte indicavam a classe social do indivíduo. Os primeiros eram feitos de goma-arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelha. Os reis pintavam as unhas com as cores preta e vermelha e mais tarde dourado e prateado.

Champô

O primeiro foi produzido na Alemanha em 1890.

Idade Média

O açafrão servia para colorir os lábios; o negro da fuligem, para escurecer os cílios; a salvia, para embranquecer os dentes; a clara de ovo e o vinagre, para aveludar a pele.

Obstáculos dos cosméticos

Uma lei grega do século II proibia que as mulheres escondessem a sua verdadeira aparência com maquilhagem antes do casamento. A legislação adoptada pelo Parlamento britânico em 1770, permitia a anulação do casamento se a noiva estivesse de maquilhagem, dentadura ou cabelo falso.

Perfume

Em 2900 a.C., os mortos egípcios eram enterrados com jarros de óleo perfumado, cuja natureza ainda é um mistério. Mil anos depois, os egípcios se aventuraram por toda parte em busca de essências. Ali, os perfumes e unguentos para untar o corpo eram preparados em laboratórios dentro dos templos. No Império Romano, o perfume também ingerido (puro ou no vinho) para ocultar o mau hálito. A destilação da água de rosas e outros perfumes foi uma descoberta islâmica do século IX. O descobrimento do álcool como veículo para o perfume ocorreu no século XIV. Nem todos os povos da Antiguidade gostavam de perfume. Em 361 a.C., Agesilau, rei de Esparta, baniu o seu uso.


Depilação

A depilação com fins estéticos foi praticada por muitas civilizações. As mulheres gregas, por exemplo, levavam a vaidade ao ponto de arrancar os pêlos púbicos com a mão e queimá-los com uma chama ou com cinzas quentes. Os cremes depilatórios também são conhecidos em todas as épocas. As mulheres árabes preparavam um xarope espesso, feito de partes iguais de açúcar e de sumo de limão com água, e o espalhavam sobre a pele, deixando-o secar, para depois extrair os pêlos. A técnica é, no essencial, semelhante à da cera. A depilação com cera é invenção de Peronet, em 1742, na cidade de Paris.

Desodorizante

O primeiro desodorizante anti-transpiração, como conhecemos hoje em dia, foi criado nos Estados Unidos em 1888.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Projecto de 2008!

E mais um ano passou, entrámos em 2008 em grande e cheios de projectos novos!



Como sabem no final do período passado realizámos uma exposição na biblioteca, a qual teve um balanço positivo.

A exposição decorreu de acordo com o previsto,os principais temas abordados foram a história da moda, a beleza, a saúde e o bem-estar. também disponibilizámos um poster que foi bastante comentado e autografado.


No entanto, a adesão por parte dos alunos foi um pouco abaixo da esperada, visto estarem a decorrer muitas actividades lúdicas nesta última semana do primeiro período.

Por agora basta dizer que temos em mente a realização de um workshop sobre Yoga. nas próximas semanas será divulgada esta iniciativa, assim como disponibilizada novas informações.